pt

  • pt

  • en

  • es

ABM News

Finep abre chamada para consórcio de investimento em pesquisas

10/02/2017
A Finep acaba de lançar a primeira chamada pública conjunta ERA-MIN 2, um consórcio de mais de vinte organizações internacionais de financiamento a pesquisa, desenvolvimento e inovação de diversos países. O programa se concentra na área de matérias-primas minerais e suas fontes secundárias, com enfoque na economia circular. Os segmentos apoiados serão os de metálicos, construção civil e minerais industriais.

Cada consórcio deve ser composto de, no mínimo, duas pessoas jurídicas independentes elegíveis de ao menos dois países membros da União Europeia ou países associados da União Europeia participantes desta chamada.

As empresas e ICTs Brasileiras poderão participar destes consórcios e pleitear o apoio da Finep em até 375 mil Euros.

Serão apoiados projetos nos seguintes temas, dentro dos segmentos enfocados no edital:

Linha 1: Suprimento de Matérias-Primas (Exploração, operações de mina e fechamento de mina e recuperação de áreas)
Linha 2: Design (maior eficiência na utilização de matérias-primas, reuso ou extensão da durabilidade, reciclagem e substituição de matérias-primas críticas)
Linha 3: Processamento, Produção e Remanufatura (processos intensivos em recursos, reciclagem ou remanufatura e emprego de TICs)
Linha 4: Reciclagem de Produtos no Fim de Vida Útil (Coleta e logística, pré-processamento, recuperação de matérias-primas e emprego de TICs)
Linha 5: Tópicos Transversais (Novos modelos de negócio, métodos para avaliação de impacto ambiental, aceitação social e percepção pública)

A Finep disponibilizará 750 mil euros nesta ação, para ICTs e empresas. O montante total disponível será de 15 milhões de Euros.
As propostas serão avaliadas quanto a sua elegibilidade, considerando tanto as regras da Chamada quanto as regras específicas das Organizações Financiadoras. Os critérios de avaliação quanto à qualidade das propostas são: i) Excelência científica; ii) Impacto; e iii) Qualidade e Eficiência na implementação.
Esta lógica se aplica tanto para a etapa de pré-propostas como propostas completas.
Os procedimentos adotados, subcritérios utilizados e o sistema de pontuação estão detalhados no Item "8.2. Evaluation procedures" do documento guidelines for applicants (Que se encontra no link abaixo).

Para maiores informações acesse o site da FINEP e a página oficial do ERA-MIN 2: http://www.finep.gov.br/cooperacao-internacional-externo/era-min-2

Fonte: Assessoria de imprensa FINEP 

Empresas Mantenedoras

  • Usiminas
  • Usiminas