pt

  • pt

  • en

  • es

ABM News

Trabalho de pós fluxantes leva prêmio ArcelorMittal Tubarão de Aciaria

22/05/2012
Durante a cerimônia de abertura do 43º Seminário de Aciaria – Internacional, subiram ao palco os associados da ABM Cláudio Antônio Goulart Valadares (Carboox), Leonardo José Silva de Oliveira (Usiminas) e para receber o prêmio ArcelorMittal Tubarão de Aciaria, criado em 1998. Os profissionais são os autores do melhor trabalho apresentado no seminário do ano passado, intitulado ‘Caracterização de pós fluxantes isentos de flúor para lingotamento de aços médio teor de carbono’.

Os premiados receberam o troféu das mãos de Jadir Dadalto, gerente de aciaria da ArcelorMittal Tubarão. Selecionado por uma comissão julgadora formada por especialistas na área de aciaria, o estudo foi desenvolvido junto com Marco Túlio Dias Lima e Fabio Loureiro Moreira, do Centro de Tecnologia e da superintendência de aciaria da Usiminas, respectivamente e associados da ABM, e Alexandra de Almeida Diego, da área de desenvolvimento de produtos da Carboox.

Sobre o trabalho
O trabalho avaliou o comportamento de um pó fluxante isento de flúor em relação ao pó fluxante comercial. Foram utilizados testes de solidificação/cristalização piloto, técnicas de análise térmica diferencial, difração de raios-X e observações microestruturais.

Com base no fluxo de calor, calculado a partir dos resultados dos testes, os estudiosos verificaram que o pó fluxante isento de flúor proporciona um fluxo de calor mais suave, aproximadamente 15% inferior. Este resultado está diretamente ligado às características de cristalização do filme de pó fluxante solidificado.

A composição química estudada pode ser uma alternativa tecnológica viável para substituição dos pós fluxantes contendo flúor no lingotamento dos aços médio carbono, podendo, além de propiciar os benefícios relativos à remoção do flúor, melhorar a condição de extração de calor no processo de lingotamento contínuo, trazendo melhoria da qualidade superficial das placas produzidas.

Legenda da foto: Jadir Dadalto (ao centro) entrega prêmio aos autores Cláudio Valadares (à esquerda) e Leonardo de Oliveira (à direita).

publicidade