Atividades pré-congresso

DATA HORÁRIO REUNIÃO SALA
31/07/2012 12h às 15h30 Almoço e reunião da diretoria e conselho da ABM Jade
31/07/2012 15h30 às 17h30 Reunião das revistas e dos livros Rubi
01/08/2012 8h30 às 9h30 Reunião das divisões técnicas Rubi
01/08/2012 9h30 às 10h30 Reunião das regionais Rubi


Curso: "Abordagens Práticas e Aplicações de Dinâmica de Fluidos Computacionais (CFD)"

Data: 
31.07.12 (terça-feira)
Horário: 8h às 17h
Local: Hotel Royal Tulip

Vagas: 30


Público-alvo
  • Gerentes de engenharia que consideram incorporar análises de CFD à sua metodologia de projetos;
  • Profissional de vendas e marketing que precisam compreender o que é CFD, como pode ser usado e quais são seus benefícios potenciais;
  • Engenheiros, bem como estudantes pesquisadores e pessoal, interessados em desenho, operação e desempenho de sistemas que tratam de fluxo de fluidos.

Idioma: Inglês (não haverá tradução simultânea)

Objetivos
  • Dar um panorama do uso de CFD para problemas industriais;
  • Oferecer estratégias e metodologias de modelagem numérica;
  • Apresentar exemplos de aplicação sobre como CFD pode ser usada para oferecer soluções econômicas.

Metodologia
  • Apresentações em Power point;
  • Demonstrações de projetos;
  • Estudos de casos.

Material didático
Impressões e cópias digitais de apresentações em power point.

Programa
1) Introdução a CFD;
2) Melhores Práticas para Simulações de CFD;
3) Procedimento de Soluções;
4) Modelagem Fenomenológicas;
5) Verificação e Validação;
6) Pós-processamento e Visualização;
7) Estudos de Casos;
8) Decisões Futuras.

Docente:
Dr. Chenn Zhou
Professora de Engenharia Mecânica e Diretora do Centro de Inovação por Visualização e Simulação, na Purdue University Calumet (PUC); Professora por cortesia da Faculdade de Engenharia Mecânica, na Purdue University West Lafayette.

A Dra. Zhou concluiu seus programas de Graduação (B.S.) e Mestrado (M.S.) na Universidade de Aeronáutica e Astronáutica, em Nanjing, China, em 1982 e 1984, respectivamente. Em 1991, ela obteve seu Doutorado (Ph.D.) em Engenharia Mecânica, na Carnegie Mellon University. A Dra. Zhou incorporou-se à PUC depois de três anos e meio de experiência industrial, em Agosto de 1994.
A Dra. Zhou tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de dinâmica de fluidos computacionais (CFD), fluxos de reação multifásicos, combustão e controle de poluição do ar. Ela colaborou com muitos especialistas acadêmicos, laboratórios nacionais e indústrias. A Dra. Zhou desenvolveu modelos modernos de CFD para diversas aplicações industriais que resultaram em economias multimilionárias em dólares. Desde 2003, a Dra. Zhou tem coordenado um consórcio de pesquisa para ajudar a indústria siderúrgica a melhorar a vida útil de alto-fornos, eficiência energética e qualidade de produtos. Ale disso, ela tem aplicado as simulações de CFD a diversos processos de produção em alumínio, vidro, refinaria, aço e indústrias de energia. Recentemente, estabeleceu um novo centro (CIVS) para integrar simulação avançada de computação e tecnologias de visualização, a fim de prover ferramentas inovadoras de treinamento virtual, bem como soluções econômicas para cuidar de tópicos de produtividade, energia, meio ambiente e qualidade em diversas indústrias. A Dra. Zhou já publicou mais de 200 cópias técnicas e tem direitos autorais de 5 códigos de CFD e duas patentes. Entre outros, recebeu, também, vários prêmios, incluindo o Prêmio R&D 100 em 2004, a Medalha do Instituto do American Iron and Steel Institute (AISI) em 2005, os Prêmios de Melhores Cópias - Ironmaking da American Iron and Steel Technology Association (AIST) em 2005 e 2006, e o Prêmio J. Keith Brimacombe Memorial Lecture, em 2010, da AIST.



Workshop: "Applications of Computational Thermodynamics in Steelmaking"

Data: 31.07.12 (terça-feira)
Horário: 9h às 18h (intervalo para almoço, das 12h30 às 14h - almoço não incluído)
Local: PUC-Rio, RDC, Rua Marques de São Vicente, 255 - Gávea - Rio de Janeiro, RJ

Vagas: 25 - Inscrições gratuitas!

Para efetuar sua inscrição, envie um e-mail para: andre.costaesilva@gmail.com.

Público-alvo: Engenheiros e técnicos ligados ao desenvolvimento e emprego de produtos e processos siderúrgicos, desde a aciaria até os tratamentos termo-mecânicos, termo-químicos e revestimentos. Alunos de pós-graduação em metalurgia e ciência de materiais, na área de aços.

Idioma: português (não haverá tradução simultânea)

Objetivo: Familiarizar de forma prática ("hands-on") os participantes com as técnicas de termodinâmica computacional aplicadas ao projeto de aços e ao desenvolvimento de processos em siderurgia.

Metodologia: Apresentação de exemplos práticos, de complexidade crescente, da aplicação da termodinâmica, através de softwares de termodinâmica computacional e difusão. Os exemplos pretendem abordar problemas ligados ao projeto de aços e ao desenvolvimento e melhoria de seu processamento, da aciaria ao acabamento. Os participantes podem (e devem) trazer problemas práticos para discussão durante o workshop.

Material didático: Notas de aula e apresentações em Power Point disponibilizadas em CD.  Os alunos utilizarão computadores com os softwares Thermo-calc e DICTRA e os bancos de dados termodinâmicos aplicáveis.

Programação:
1) Introdução a termodinâmica computacional e sua relação com a termodinâmica "clássica";
2) Diagramas de fases de aços e ligas ferrosas: Fe-C e outros binários e sistemas ternários e de mais alta ordem  (estáveis e meta-estáveis);
3) Aplicação para a previsão da estrutura de equilíbrio de aços:
Solidificação (em equilíbrio e fora do equilíbrio) - segregação;
Tratamentos térmicos  (efeito da temperatura e composição);
Tratamentos termo-mecânicos (efeito da temperatura e composição);
Tratamentos termo-químicos (efeito da temperatura e composição).
4) Controle da estrutura de aços empregando as previsões de equilíbrio:
Exemplos ligados a:
Aços microligados,
aços dual phase,
aços inoxidáveis (austeníticos, martensíticos, duplex),
aços alta-liga.
5) Precipitação e dissolução de fases importantes em aços: carbonetos, carbonitretos, etc.
6) Aplicações a aciaria:
Balanço térmico de conversor ou forno elétrico;
Balanço térmico de adições;
Desoxidação, controle de obstrução de válvula com Ca;
Equilíbrio metal-escória;
Equilibrio em sistemas a base de óxidos- interação metal-refratário.
7) Exemplos de cálculos de difusão aplicados (DICTRA).

Docentes:
André Luiz V. da Costa e Silva
Graduado em Engenharia Metalúrgica pelo Instituto Militar de Engenharia (1976), mestrado em Materials Science and Engineering - University of British Columbia (1979) e doutorado em Materials Science and Engineering - University of Florida (1994). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense e Diretor Técnico do Instituto Brasileiro da Qualidade Nuclear. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em relações entre processamento, propriedades e desempenho dos aços, atuando principalmente em termodinâmica computacional e sua aplicação ao refino dos aços, e aços avançados, assim como especificação, inspeção e análises de falhas de aços. É o Chairman do Alloy Phase Diagram International Commission (APDIC), eleito em 2008.  É autor de "Aços e Ligas Especiais" e atualizou e revisou a 4ª Edição de "Metalografia dos Produtos Siderúrgicos Comuns", de H. Colpaert.

Roberto R. de Avillez
Graduado em Engenharia Metalúrgica pelo Instituto Militar de Engenharia (1975), mestrado em Ciências dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (1977) e doutorado em Engenharia Metalúrgica pela University Of Illinois at Urbana Champaign (1981). Professor Associado Visitante do Massachusetts Institute of Technology durante o ano de 1988. Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro onde também exerce a função de Diretor do Departamento de Engenharia de Materiais. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Transformação de Fases, termodinâmica computacional e difração de raios X no desenvolvimento de nanomateriais, tratamentos térmicos e produção de aços.

Fernando Rizzo
Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1970), mestrado em Ciências dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (1973) e doutorado em Ciência dos Materiais - University of Florida (1978). Fez pós doutorado na Universidade da California - Los Angeles (1987). Em 2004, trabalhou como Professor Visitante no Institute of Materials Research, University of Leeds. É Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), pesquisador 1A do CNPq e bolsista Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. Atua na área de Engenharia de Materiais e Metalurgia, com ênfase em Metalurgia Física e Transformações de Fases. Desenvolve pesquisa nos temas: Corrosão em Temperaturas Elevadas, Cerâmicas supercondutoras, Síntese de óxidos nanoestruturados, Materiais com expansão térmica negativa, Aços com microestrutura complexa obtidos por têmpera e partição, e Revestimentos. Atualmente é Diretor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).